JM3D Corretora – Planos de Saúde e Seguros

DIABETES


  • 20/11/2018 - 20:06

O diabetes é o terceiro maior fator de risco para o coração e controlar a doença reduz em 20% a possibilidade de um infarto ou AVC, segundo a SBC. (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

Sua incidência tem aumentado em todo mundo pelos hábitos alimentares inadequados, pela obesidade e sedentarismo.

Os sintomas mais comuns do Diabetes são: muita sede, rápida perda de peso, muita fome, cansaço inexplicável, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada e falta de concentração. Caso apresente um ou mais sintomas, procure orientação médica imediatamente.

DICA JM3D: invista em você e em sua família contratando um plano de saúde. Os planos oferecem inúmeros benefícios aos seus usuários e, por isso, é sem dúvida a melhor alternativa para manter a saúde em dia. Faça sua cotação agora. CLIQUE AQUI: ORÇAMENTO

Mas o que é Diabetes?

O Diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento constante dos níveis de glicemia no sangue.

É doença de origem múltipla, decorrente deficiência de produção do hormônio conhecido como insulina. A sua falta e/ou da incapacidade de exercer adequadamente suas funções ocasiona um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O pré-diabetes é um termo utilizado para indicar pacientes potenciais ao desenvolvimento da doença. É um estado intermediário do indivíduo saudável e o diabético tipo 2, isso porque ele tem uma predisposição genética de impossibilidade de produção de insulina O Diabetes tipo 1 pode ocorrer por uma herança genética em conjunto com infecções virais. A doença pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum ser diagnosticada em crianças, adolescentes ou adultos jovens e caracteriza-se pela perda funcional do pâncreas na produção de insulina devido a uma falha do sistema imunológico fazendo com que as células produtoras desse hormônio percam sua capacidade produtora.

Já o Diabetes tipo 2 é mais comum em indivíduos acima de 45 anos que apresentem obesidade, sobrepeso além do histórico familiar. É caracterizado pela combinação de dois fatores: a diminuição de secreção se insulina e a resistência a ação desse hormônio. Há ainda o Diabetes Gestacional que é uma condição de resistência à insulina que surge durante a gravidez, aumentando os níveis de glicose no sangue. Essa condição pode persistir após o parto.

Quais os sintomas e exames para diagnóstico da doença?

Os principais sintomas do Diabetes são vontade de urinar frequente, fome, sede excessiva e perda de peso. Esses sintomas ocorrem devido a produção insuficiente ou incapacidade de produção da insulina. No Tipo 1 é possível ainda perceber sintomas como alteração de humor, náusea, fadiga e fraqueza. O diabético do Tipo 2 não apresenta sintomas iniciais podendo ser assintomática durante muitos anos, mas é possível identificar a doença quando o indivíduo apresentar infecções frequentes, demora em cicatrizações, alteração na visão, formigamento nos pés e furúnculo. No tipo gestacional o diagnóstico pode ser percebido devido a alterações no aumento da glicemia e no ganho excessivo de peso.

Principais Causas?

O diabetes acontece devido a uma deficiência na capacidade de o pâncreas produzir insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou devido a incapacidade de ação adequada desse hormônio. A insulina é responsável pela redução da glicemia permitindo que o açúcar presente no sangue possa agir dentro das células como fonte de energia.

Qual tratamento e cuidados após o diagnóstico?

O tratamento correto significa controlar a dieta, praticar exercícios, verificar a glicose, além de medicamentos orais e/ou aplicação de insulina.

Quais as complicações se a doença não for tratada?

Diabetes sem tratamento pode ocasionar lesões na retina levando a perda da visão, aumento no risco de infecções, hipertensão, neuropatias, pé diabético, AVC e infarto.

FONTE: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA.

 





Open chat